RSS

Deus castiga?

15 dez

“…ame ao Senhor todo o seu povo, separado pra ser dEle. Pois o Senhor protege aos fiéis mas castiga os orgulhosos..”

Ouvi esta música outro dia. Fiquei chocado. Esta música esta “baseada” no Salmo 31, aliás é o título dela.

Realmente no versículo 23 Davi diz: “…o Senhor preserva os fiéis, mas os arrogantes dá o que merecem.”

Mas ao ler todo o capítulo fica claro que Davi esta desabafando a Deus, de como seu coração está triste, de como as pessoas fogem dele por conta de tantos inimigos que possui, o quanto deseja se livrar dos seus inimigos.

Na verdade “dar ao arrogantes o que merecem” é um desejo do coração de Davi e não uma afirmação de que Deus faz isso. Aliás temos que lembrar que a mente de Davi trabalha dentro do conceito “dente por dente e olho por olho”.

O que me preocupa com relação a música em questão, é que como ela, centenas de músicas são colocadas “no ar” todos os dias por veículos de comunicação em massa (Radio, TV, internet). Com a mesma idéia, de que Deus é um ser que separou um povo específico para abençoar, ou seja, se você não faz parte deste “clube” você está frito.

Se nos meios de comunicação são veiculadas mensagens deste porte, onde é que entra o amor expresso em Cristo? Os mais rápidos defensores da moral e dos bons costumes religiosos vão logo dizer: “…ora, é só aceitar a Cristo com salvador que está tudo resolvido!”

Não! Pensar que Deus apenas olha para aqueles que dizem sim a um “apelo religioso e circunstancial” é tornar DEUS em deus, é fazê-lo pequeno demais. É achar que só chove na minha horta porque sou “salvo”.

Sinceramente não vou fazer exercícios mirabolantes com versículos bíblicos para explicar como e porque Deus faz, ou não, as coisas. Porque a grande da verdade nem os maiores teólogos sabem, apenas criam “teorias” para mostrar como são inteligentes, de como “conhecem” a Deus, pura balela. O que sabe e que Deus se revelou aos homens em Cristo, e simplesmente dEle jorrou, transbordou amor.

Portanto, é necessário selecionar melhor o que ouvimos e cantamos, não porque Deus vai nos castigar se fizermos algo errado, mas porque o mundo está carente é de amor, de guerra a gente já ta cheio!

Aliás não precisamos que Deus nos castigue, porque nos já fazemos isso, e fazemos muito bem.

Eduardo

 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 15, 2010 em Reflexões

 

Deixe um comentário